segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Patrocinio Hoje - Coluna/ MG - Terceira Idade - 20/01/2008



DANIELA MARTINS LIMA



O processo de envelhecimento pode ser comparado ao movimento das águas de um rio. Em um determinado momento de sua observação verá que o fluxo é mais lento, em outro mais acelerado dependendo dos obstáculos que encontrar em seu caminho, o que vai determinar o seu ritmo.

Para o rio, assim como em nossa vida, não há tempo nem lugar, o rio está em todos os lugares ao mesmo tempo e o ser humano também não deixa de ser ele mesmo porque envelhece. Ele sempre vai ser um todo, ter suas necessidades e enfrentará obstáculos em cada fase da sua vida, assim como o rio que vai encontrar galhos, rochedos, margens estreitas, no entanto, segue seu caminho, pois o movimento naõ pára.

Envelhecer, para muitos, é algo que está fora de si, como se fosse um momento que vai acontecer no tempo futuro. No entanto, desde o nascimento estamos envelhecendo e vivendo,nos trasformando continuamente em qualquer tempo que tenhamos vivido.

O que fazermos então para driblar os desafios do envelhecimento? Uma das questões que mais influenciam no envelhecimento é a tendência das pessoas de conceber o mundo de forma fragmentada, dividindo tudo, inclusive as pessoas, é um forma de ter controle sobre todas as coisas, como se pudessem ter segurança, estabilidade e entendimento do mundo. Assim, separa-se o jovem do velho, o bom do ruim, o igual do diferente, entre outros. E como poderemos ter qualidade de vida se queremos dividir tudo, até mesmo o ser humano? Não, naõ é possível. Para se ter um envelhecimento bem-sucedido é fundamental manter uma vida ativa, manter o contato com os amigos, participar de grupos de convivência, de orações, desenvolver algum trabalho que traga resultado financeiro ou emocional, viajar, praticar exercícios físicos, dança, ter laços com a família e ter um dieta adequada.

Os recursos de enfrentamento saõ essenciais nesse processo de declínio. Segundo estudos recentes, dentre os fatores que podem influir na longevidade (expectativa de vida), 50% estão relacionados com o estilo de vida, 30% dependem da herança genética e 20% são influenciados pelo ambiente em que a pessoa vive.

Hábitos saudáveis de vida prolongam sobremaneira a vida de um pessoa e determinam em grande parte como será a qualidade de vida do idoso. A atividade física regular e o estilo de vida ativo tem papel fundamental na prevenção, no tratamento e no controle de doenças como hipertensão, diabetes, arteriosclerose, osteoporose, obesidade, artrite, artrose, doenças respiratórias, entre outras. Além do mais, ajuda na capacidade funcional do indivíduo para a realização das AVDs (atividades de vida diária) , que vão diminuindo com a idade, melhora a qualidade do sono, aumenta o contato social, diminui a ansiedade, o estresse, melhora a auto-estima. A atividade física, sendo um dos componentes para a qualidade de vida no processo de envelhecimento, contribui para o desenvolvimento integral daquele que pratica. Envelhecemos como vivemos.

Os recursos de enfrentamento para que se tenha um envelhecimento bem-sucedido estão disponíveis. Então, como o rio que segue seu percurso independente dos obstáculos que surgem, que na nossa vida não nos preocupemos com o tempo que passa, porque estamos em todos eles- passado, presente e futuro. Nos preocupemos sim na forma com que passamos por ele, no cuidar de si mesmo para que ao fim da jornada cumpramos a razão se ser , que é nos desenvolvermos enquanto vivemos. Pense nisso!

Daniela Martins Lima - Educadora Física com formação em Gerontologia (estudo do envelhecimento) danimartlima@yahoo.com.br

0 comentários: