terça-feira, 1 de abril de 2008

COMO A FALTA DE EXERCÍCIOS DIMINUI A EXPECTATIVA DE VIDA


Um dos estudos mais importantes na atualidade argumenta o fato de que a falta de atividade física tem levado muitas pessoas a morte, e não apenas a velhice. Sabemos que, quando as pessoas envelhecem, perdem massa muscular, a sua imunidade é reduzida e, por este motivo, estão mais propensas a morrer de doenças infecciosas ou câncer. O estudo mostra que, tanto homens mais velhos, quanto os mais jovens perdem proteína corporal com a mesma velocidade. A falta de proteína causa a morte. Á medida que envelhecemos, perdemos a capacidade de eliminar os germes devido à falta de massa muscular. Quando um germe penetra em nosso corpo, precisamos fabricar proteínas, mais conhecidas como anticorpos, além de células para matar esses germes. Como os anticorpos e as células são feitos de proteínas, elas são extraídas dos músculos - único lugar capaz de armazenar proteínas extras.

“O estudo mostra que, tanto homens mais velhos, quanto os mais jovens perdem proteína corporal com a mesma velocidade”.

Caso você pratique exercícios e possua músculos avantajados, a reserva de proteína presente no mesmo poderá ser utilizada na fabricação de anticorpos e células. Com os músculos atrofiados, você carecerá de fontes de aminoácidos para fabricar proteína, e sua imunidade será insuficiente para eliminar os germes. Também é importante lembrar que precisamos de anticorpos no controle das células cancerosas, por exemplo. Logo, com a perda de proteínas, conseqüentemente perdemos anticorpos, aumentando a probabilidade de desenvolvermos um câncer.

Quando os músculos esqueléticos são atrofiados, também o será o seu músculo cardíaco. Qualquer coisa que afete seu coração poderá acarretar prejuízos irreversíveis, caso esteja enfraquecido. No entanto, um coração fortalecido será capaz de enfrentar a arteriosclerose e as infecções com muito mais eficácia. Esse estudo conclui que o envelhecimento não atrofia os músculos; a falta de exercícios é que acarreta tal efeito.

Com o exercício, os músculos são danificados e levam uma certa quantidade de tempo na recuperação de cada agressão provocada pelo exercício. Com o envelhecimento, leva mais tempo para que essa recuperação aconteça. Assim, a maioria das pessoas sofre lesões quando envelhece, ficam prematuramente cansados ou sentem-se doloridos muito rapidamente, de forma que cada vez mais fazem menos exercícios, ou mesmo o interrompem completamente.

Uma grande vantagem nos esportes competitivos é ensinar uma pessoa a evitar lesões. Você pode permanecer se exercitando quando chegar aos 90 sem desistir ou contrair lesões, de forma a poder manter sua massa muscular, a imunidade controlada, viver uma vida mais longa e mais saudável.

Nunca é tarde para começar um programa de exercícios a fim de ganhar massa muscular.

Consulte o seu médico, porque o exercício intenso pode prejudicar pessoas com problemas cardíacos. Não esqueça de consultar também um profissional de educação física para a prática de exercícios com segurança.

Inicie os exercícios a um ritmo bem relaxado a cada dia, até que seus músculos apresentem sinais de cansaço e leve sensação de dor, então pare. Quando você conseguir se exercitar todo dia por pelo menos 20 minutos, estará pronto para começar a treinar.

Pratique o aquecimento. Inicie a uma intensidade leve por pelo menos 10 minutos. Após aquecer-se, aumente o ritmo até que seus músculos comecem a apresentar sinais de cansaço ou quando a respiração se tornar mais difícil, neste estágio, reduza a intensidade.

Alterne os períodos de exercício intenso e recuperação até que seus músculos comecem a ficar mais contraídos, e então pare. Tire uma folga no dia seguinte. A partir daí, se exercite por vários dias a um ritmo bem suave, até que seus músculos não estejam mais doloridos. Quando estiverem recuperados, você poderá intensificar o exercício novamente.

As pessoas com idade avançada, em boa parte, não devem praticar exercícios intensos mais de uma vez por semana. Caso você tenha acesso a aparelhos de musculação, peça orientação de um treinador para a realizar de 6 a 10 exercícios diferentes, e inclua-os em sua rotina de exercícios.

Dr. Gabe Mirkin


Originalmente publicado no Journal of the American College of Nutrition, Abril, 2003. Fonte: http://www.drmirkin.com/


2 comentários:

Miriele :* disse...

e ai galera!!!!!!!!
eu estava desesperada porque não encontrava nada completo para o meu trabalho escolar de educação fisica, foi quando encontrei esta incrivel texto que explicou tudo o que eu queria saber....
muito obrigada.

JACUSDEDUASRODAS® disse...

Que bom, Miriele! espero que nossos conteúdos a auxiliem e se precisar saber mais coisas sobre atividade física, nos dê sugestões que faremos o possível para colocar em pauta aqui no blog, ok?
Valeu a visita e fique à vontade no "EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRAl"!

PROF.º CELSO RIBAS.