segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pesquisa afirma que maçã melhora a saúde do coração

http://maltrassado.files.wordpress.com/2007/06/maca-dig.jpgPesquisadores franceses descobriram que a maçã, assim como seu suco, tem substâncias protetoras do sistema cardiovascular e, por isso, podem melhorar a saúde e o funcionamento do coração.

O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Montpelier, na França, em roedores, que receberam doses de sucos de uva e de maçã. Ao ser digerido, o líquido se transforma em compostos fenilcetonúricos e antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e aterosclerose.

Os testes mostraram que ao aplicar antioxidantes em artérias com altos níveis de colesterol, a substância diminui o endurecimento desses vasos sangüíneos, ajudando na prevenção de doenças ligadas ao sistema cardiovascular, principalmente a aterosclerose, enfermidade que bloqueia a passagens de oxigênio e outros compostos por esses locais do corpo.

Esses bloqueios podem ser fatais quando as artérias obstruídas são ligadas ao coração ou ao cérebro, pois esses órgãos resistem poucos minutos sem oxigênio.

MBPress - Saúde - 05/05/2008


Estudo diz que exercícios físicos podem reduzir riscos cardíacos em mulheres obesas

http://blog.hiro.art.br/up/h/hi/blog.hiro.art.br/img/money.jpgUma pesquisa publicada no jornal Archives of Internal Medicine apontou que mulheres obesas podem reduzir riscos de contrair doenças no coração praticando atividades físicas regularmente.

Segundo os pesquisadores, para as chances de problemas cardíacos ser realmente diminuídas as pessoas nessas condições devem realmente perder peso e fazer dieta. Caso contrário, nenhuma mudança acontecerá.

Os especialistas observaram 39 mil mulheres com 45 anos ou mais, que nunca constataram nenhuma doença cardíaca, derrame, câncer ou diabetes. Para eles, o peso e os exercícios agem de forma independente como fatores redutores de risco, mas são aconselhados para reduzir esses tipos de enfermidades.

MBPress - Obesidade - 29/04/2008


Homem atual - Antes da atividade física, cuide da alimentação

Ingestão equilibrada de carboidratos, proteínas e lipídeos melhora o

desempenho

A imagem “http://www.prof2000.pt/users/cweb/g07/index.1.gif” contém erros e não pode ser exibida.

A alimentação adequada ao exercício auxilia o desempenho do esporte, já que fornece o substrato energético - a energia para as atividades do corpo. A prática de exercícios regulares por sua vez, melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Com isso, conclui-se que uma boa alimentação beneficia o esporte e o esporte beneficia a boa alimentação.

Uma alimentação compatível com o tipo de atividade física e que colabore e otimize os efeitos do exercício, cada vez mais é procurada e questionada pelos praticantes, para que os benefícios do exercício sejam mais acentuados.

Os carboidratos, por exemplo, são considerados fonte energética mais eficiente. Eles requerem menos oxigênio para sua oxidação, comparados ao lipídeo e proteínas. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e, por isso, é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios.

Já as proteínas devem ser consumidas entre 1,2 a 1,6g /kg de peso corporal /dia, o que deve corresponder de 10 a 15% do valor calórico total da dieta. Essa quantidade de proteína tem o papel de suprir a falta dos aminoácidos, devido à oxidação resultante do exercício e para a reparação dos tecidos.

Os lipídeos são utilizados na síntese de hormônios e vinculam as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 1g de lipídeo /kg de peso corporal/ dia.

Gazeta de Ribeirão - Cidades SP/ Online - Nutrição - 03/05/2008


0 comentários: